spfc são paulo sp, brazil
- tech chart
- VESTIÁRIOS DO SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE AUTOR(ES): J. B. VILANOVA ARTIGAS, C. CASCALDI DATA DE PROJETO: 1961 LOCALIZAÇÃO: AV. JULES RIMET, BAIRRO MORUMBI, SÃO PAULO, SP. FONTES DE PESQUISA: ACRÓPOLE N.385, P.23, ABR.1964. REFERÊNCIA DO TEXTO: ZEIN, 2005: P.148
- description
Num terreno de amplas dimensões marcado pela presença do grande volume elipsoidal do estádio de futebol (dos mesmos autores, 1951), a opção por um edifício longo e estreito (de comprimento semelhante ao do raio maior da elipse do estádio) e seu posicionamento estabelece o protocolo de ocupação de todo o terreno disponível, garantindo-lhe ampla visibilidade, apesar de sua grande extensão (140 m). O edifício baixo e horizontal, de proporção 10:1, tem estrutura de concreto armado com lajes nervuradas, pilotis basicamente aberto e nível superior basicamente fechado por empenas de concreto com iluminação zenital, com algumas descontinuidades oportunas nas fachadas. Seu ritmo é organizado em três momentos, separados por dois vazios verticais de circulação, numa disposição longitudinal, a partir da extremidade norte, de 6/2/8/3/1 módulos de aproximadamente 7 m.
Cortes transversais passando por diversos momentos do edifício indicam haver uma mesma estratégia estrutural que, entretanto, se resolve em configurações distintas, conforme a solicitação das cargas/usos e conforme a escolha por pilares recuados/transversais ou à vista/longitudinais. A solução porticada escolhe não destacar as nervuras em prol de uma aparência de “caixa suspensa” dada pela continuidade entre empenas e cobertura. As diferenciações estruturais ocorridas nos diversos trechos do edifício, não colidem com a solução de confirmada homogeneidade e sentido de unidade, que admite variações episódicas. Os jogos de artifícios presentes nos projetos de 1961 de JBVA e CC falam de mais de um conflito que de uma conciliação entre arte e técnica; e se é verdade que a Arquitetura Paulista Brutalista tem vezo engenheiral, estrutural e construtivo, seus bons exemplos não assumem essa herança de forma simplista, podendo ser considerados como arquitetura erudita da melhor qualidade.